Os benefícios da natação para a saúde

 In Dicas

A natação é um dos esportes mais completos, pois estimula todas as partes do corpo, como o físico e a respiração. Além disso é um esporte desafiador, por ser praticado na água. O que acaba exigindo um pouco mais do nosso corpo.

Muitos médicos indicam a natação para bebês, pois é um esporte sem impacto e que não afeta as articulações do corpo. Além disso, também é uma oportunidade de estreitar os laços de confiança entre os pais e a criança.

Para que você saiba mais sobre os benefícios do esporte, elencamos alguns dos benefícios da natação para a nossa saúde!

natação

Saiba mais sobre o esporte indicado para todas as idades

Reduz o risco de doenças

A natação é uma atividade aeróbica que ajuda a balancear os níveis de colesterol no organismo.
Além disso, por ser um esporte que queima muitas calorias em pouco tempo, também reduz o risco de diabetes.

Ajuda a controlar o estresse

Nadar é uma prática que exige um grande nível de concentração para conseguir conciliar a respiração e os movimentos corporais. Para isso, é necessário que a mente esteja livre e concentrada. Assim, afastando problemas do dia-a-dia e proporcionando a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, que causa conforto e sensações relaxantes no corpo e mente.

Aumenta a expectativa de vida

Um estudo realizado na Universidade da Carolina do Sul com homens e mulheres com idades entre 20 e 90 anos provou que aqueles que possuíam a natação em sua rotina tiveram uma taxa de mortalidade de 50% inferior aos que praticaram caminhadas ou nenhuma atividade.

Melhora a circulação do sangue

Por conta do movimento constante do corpo na água, a natação melhora a circulação do sangue. Consequentemente, melhora a circulação de oxigênio e nutrientes em todo o corpo.
Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo ajuda na otimização da memória, humor e foco.

nataçãoEfeito antidepressivo

Apesar de ser uma atividade praticada individualmente, a natação é um esporte que oferece experiência social para quem costuma praticar em academias ou clubes e gera contato com novas pessoas.
Nadar é uma prática que libera a sensação de independência, segurança e liberdade. Isso resulta em um conjunto de relaxantes mentais.

Cuidados importantes na hora da natação

É importante lembrar que, assim como qualquer produto químico, o cloro é prejudicial a saúde. Principalmente nos olhos e cabelos. Portanto, é de extrema importância usar óculos de natação durante a atividade, impedindo o contato direto da água com os olhos.
É importante também lembrar de trocar o óculos periodicamente. A borracha pode ressecar e perder sua principal função, que é impedir que a água chegue nos olhos.

Apesar do esporte ser indicado para todos os tipos de pessoas em qualquer fase da vida, pessoas que possuam infecções pulmonares, rinites, sinusites, faringites ou outros problemas respiratórios precisam de acompanhamento médico antes de começar a praticar.

Para quem deseja passar bons momentos na água e relaxar, o I Am Design Hotel possui uma bela piscina com 2 raias de 14 m, sauna e academia. Faça sua reserva aqui!

Veja mais dicas em nosso blog!

Recent Posts
réveillonsaúde