Como evitar os riscos de saúde no calor

 In Dicas

O verão é considerado a época mais divertida para a maioria da população brasileira. Mas, assim como já falamos por aqui, é preciso redobrar os cuidados com a saúde durante essa época do ano. Não só por conta do clima quente, mas também pelo sol na nossa pele.

Problemas de saúde que podem surgir no verão

Câncer de pele

Usar protetor solar é uma prática que deve ser adotada para todos os dias, mas que precisa de mais atenção no verão. Um dos principais motivos é a prevenção do câncer de pele. O melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, pode levar à morte a partir de uma pequena pinta. Por isso é importante estar sempre atento ao aparecimento de manchas em seu corpo. Não se esqueça de reaplicar o protetor solar a cada duas horas.

Queimaduras solares

Outro cuidado extremamente importante que devemos tomar com a pele, são com as queimaduras solares.
Nunca fique em exposição ao sol entre as 10h e 16h, pois é neste intervalo que existe um maior pico de raios ultravioletas, que causam as queimaduras solares.
Mas caso você sinta a sua pele ardida e vermelha mais do que o normal, prontamente passe pomadas à base de cortisona, hidratantes com aloe vera e beba muito líquido para reverter a situação. Caso sinta febre e ocorra o aparecimento de bolhas em sua pele, procure um médico.

Desidratação

Para evitar a desidratação, consuma água, sucos naturais (de preferência sem açúcar) e chás gelados para repor sais minerais perdidos na transpiração. O consumo de água e sais minerais é de extrema importância também para evitar problemas renais que, na maior parte das vezes, acaba acarretando intervenções cirúrgicas.

saúdeMicoses, conjuntivites e alergias

Micoses, conjuntivites e alergias também são doenças que vêm aliadas ao clima quente e a quantidade de pessoas nas praias e piscinas.
Para evitar contrair, higienize suas mãos com frequência. Principalmente antes das refeições e antes de tocar os olhos e outras partes do corpo. Sempre que chegar em casa após um dia de praia, lave as roupas e toalhas com água e sabão. Deixe-as secarem completamente ao sol, para evitar o crescimento de microrganismos.

Urticárias são comuns durante os dias quentes, seus principais sintomas são inchaço e coceiras e em alguns casos, pessoas apresentam sintomas mais extremos como vômitos e náuseas.
Para aliviar as coceiras, médicos indicam aloe vera. Além de refrescante, oferece também grandes quantidades de água e antioxidantes, equilibrando do pH e aliviando a pele.

Aedes aegypti

Além de problemas como a desidratação, micoses, queimaduras, com a chegada do verão e das pancadas de chuva também vem também a doenças como dengue, zika e Chikungunya. Por conta do calor e da água da chuva que acaba ficando acumulada em caixas d’água e buracos na rua, o mosquito Aedes aegypti se reproduz com maior velocidade.

São muitos motivos para cuidar da saúde nesta estação. Divirta-se sempre, mas não se descuide. Mantenha a saúde em dia e caso observe algum dos sintomas citados, procure um médico!

Veja mais dicas em nosso blog clicando aqui!

Recent Posts
nataçãoShow