Viagem de Negócios: Seis dicas para viagens a negócios

 In Dicas

Dicas para viagem de negócios: Em algumas empresas, as viagens de negócios são extremamente importantes para a melhoria da mesma.

Geralmente, possuem uma equipe de colaboradores que acabam passando mais tempo viajando, do que no próprio escritório.

Durante uma viagem de negócios, o colaborador precisa estar ciente de que ele está ali representando a imagem da empresa que trabalha e, qualquer deslize que cometer, pode acabar comprometendo a imagem da empresa e complicando no fechamento de algum novo negócio.

Para que isso não ocorra, separamos algumas dicas muito importantes não só para o colaborador, mas também para a empresa.

O que levar na mala em uma viagem de negócios?

Para arrumar a mala, o colaborador precisa ter informações detalhadas sobre os seus compromissos.

Jantares? Com quem? Onde? Reuniões? Qual o assunto? Onde será? Com quem? Recepções? Onde? Qual o horário?

Roupas neutras e de fácil combinação são ótimas opções para otimizar a mala, roupas sociais nunca são demais, mais uma vez, neutras! Assim, fica mais fácil realizar as combinações.

Além das roupas, não se esqueça do material de trabalho, como pastas, agenda, documentos e, o mais importante, cartões de visita! É extremamente importante ter em mãos cartões de visita, pois são eles que te representam como colaborador da empresa.

Passagens aéreas

Durante uma viagem de negócios, o dia é ditado de acordo com o horário da chegada do colaborador.

Uma dica importante é sempre dar preferência por passagens que sejam reembolsáveis, uma vez que nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer e impedir que a viagem seja realizada.

Tudo deve ser cronometrado detalhadamente, para que não ocorram falhas que possam prejudicar um possível acordo benéfico para a empresa, por exemplo.

Meios de locomoção

Carro alugado? Táxi? Uber? Van? Ônibus corporativo?

Definir por qual meio de transporte o seu colaborador irá se transportar no destino é importante.

Nossa dica é contratar uma empresa privada para fazer este tipo de serviço, uma vez que imprevistos como não haver um taxi disponível no momento necessário, assim como o Uber.

Após contratar uma empresa, tenha a certeza que o carro estará esperando o seu colaborador no momento do desembarque.

Não se esqueça de enviar para o motorista um roteiro e itinerário dos compromissos.

Ofereça suporte ao seu colaborador

Por mais que você planeje, todos sabemos que imprevistos acontecem.

O voo pode atrasar, pode haver trânsito na cidade, que impossibilite o colaborador de chegar no horário combinado, etc.

Tenha sempre alguém da equipe de plantão para atender uma necessidade de última hora, caso surja.

Cuidado com a saúde

Uma viagem a negócios é diferente de uma viagem a lazer, uma vez que é preciso estar sempre atento a todos os detalhes a todo momento.

Apesar disso, é preciso cuidar da saúde do seu colaborador!

Ao traçar um roteiro, lembre-se de que, para que ele se mantenha atento, ele precisa de oito horas de sono, de cuidados alimentares e até mesmo um pouco de descanso.

Atenção aos meios de comunicação

Ao estar representando a empresa em uma reunião ou evento, é preciso estar atento aos comandos e informações que a equipe passa.

E-mail e celular devem estar sempre em mãos, para receber qualquer orientação que possa chegar. É preciso estar sempre acessível, caso ocorra alguma mudança de planos.

A mesma coisa vale para a empresa, que deve prestar todo e qualquer suporte que o colaborador venha a precisar durante a viagem.

Recent Posts
planejar uma viagem